KARATÊ

O que é Karatê Kyokushin

O Karatê Kyokushin foi criado no Japão, em 1957, pelo Grão Mestre Masutatsu Oyama. Na opinião dele, os golpes deveriam ser reais, pois só assim cada praticante saberia seu verdadeiro potencial. Oyama criou, então, uma nova forma de luta, acrescentando o contato no Karatê. O novo estilo foi batizado de “KYOKUSHIN”, que significa “aprofundar-se na verdade” e, hoje, é praticado em mais de 100 países ao redor do mundo.

É um estilo de karatê dinâmico, baseado nos princípios do “bushido” (caminho do guerreiro), priorizando conceitos ancestrais como ser rigoroso consigo mesmo, ser compreensivo com seus semelhantes, venerar seus pais e ser fiel à pátria.

As técnicas do estilo refletem sua proposta; os treinos são duros e ostensivos, e a prática de luta pretende ser fluida. Alguns praticantes notáveis (famosos) são: Sean Connery, Dolph Lundgren, Michael Jai White, Georges St-Pierre, Sonny Chiba.

O Kyokushin não é apenas mais um estilo de Karate, tal como ele é conhecido pela generalidade das pessoas, mas sim a essência do Karate de contato pleno, tal como foi idealizado pelo seu fundador Mas Oyama (1923-1994), mas está também dentro da mais pura tradição do Budo japonês!

É a maior e mais respeitada escola de Karate (de contato) japonês possuindo mais de 15 milhões de praticantes no mundo, no âmbito das suas diferentes organiz ações. Da revolução provocada no seio das artes marciais japonesas por Sosai Oyama com o aparecimento do Kyokushin, mais tarde surgiriam muitos estilos derivados dele onde se incluem: Budokai, Ashihara Karate, Enshin, Daido Juku, Shidokan, Seido, entre muitos outros. Destaca-se o moderno Kick Boxing japonês ou popular K-1, cujos fundadores foram destacados membros do Kyokushin!

Pelo Shihan Ronan Ramos

 

Rolar para o topo

Pin It on Pinterest