IAIDO

O Iaidô foi criado como uma maneira de alcançar técnicas que permitissem se defender e atacar outros. Opiniões sobre esses objetivos diferem de acordo com a pessoa e a era em que o praticante viveu. Há três objetivos principais no Iaidô: cultivar o espírito, treinar o corpo e dominar a técnica. Estes três têm variados graus de importância. O objetivo mais importante é cultivar o espírito, seguido por treinar o corpo. O último objetivo de domínio das técnicas é um meio que permite alcançar os outros objetivos.

Em outras palavras, Iaidô é verdadeiramente um caminho que cultiva um caráter guerreiro e fomenta o Espírito Japonês. Estes três objetivos se complementam para que todos sejam alcançados, assim você não deve visar os dois primeiros objetivos e descartar o terceiro.

No entanto, é inevitável o fato de que suas importâncias irão variar de acordo com a pessoa e os tempos. Quando as pessoas no passado lutavam com uma espada, o foco delas era na técnica porque isso decidia o resultado de um duelo e consequentemente estava ligado à sua própria sobrevivência. Naquela época o domínio da técnica era o objetivo final. 

Desde então a cultura avançou e os tempos mudaram, os objetivos dos atuais praticantes de Iaidô não são apenas restritos a estes mencionados anteriormente. Em termos de técnica e espírito que se desenvolveram ao longo dos últimos séculos, o Iaidô alcançou um nível de profunda excelência, incorporou um sistema de etiqueta e finalmente, por meio de sua fusão com o Confucionismo, Shintoísmo e o Budismo, se tornou um caminho que desenvolve e constrói o caráter humano.

 

(Tradução livre de trecho do artigo “Can you perform ‘Ni-ku, San-ke’? Devote yourself to acquiring Shu” de Ishido Shizufumi, 8º. Dan Hanshi de Iaidô)

 

Em Sorocaba pratica-se o estilo antigo Muso Shinden Ryu, conjuntamente com o Seitei Iaidô, da Federação Japonesa Zen Nippon Kendo Renmei, sob as orientações do sensei Felipe Teruo, 2º Dan, sob a supervisão técnica do sensei Carlos Fernando e sensei Élia Matsumoto, graduados 4º. Dan da escola de Iaidô Piratininga em São Paulo.

Todos devidamente filiados à FPK (Federação Paulista de Kendô), CBK (Confederação Brasileira de Kendô) e FIK (Federação Internacional de Kendô), entidades oficiais reguladoras da prática no Brasil e no mundo. 

Rolar para o topo

Pin It on Pinterest